Tem alguma pergunta?
Mensagem enviada. Fechar

Academia Learn2Fly

Inteligência Artificial em jogo A alemã Arago já controla os sistemas de TI

por Dulce Mourato

O logótipo da startup alemã Arago indicia o funcionamento das ligações neuronais.

A Arago, uma empresa alemã, especializada em Inteligência Artificial, tem estado a desenvolver ensaios e aplicações práticas, direccionadas para a gestão de sistemas de informação. Numa primeira fase, investiu num sistema de automação de Tecnologias de Informação (TI) denominado Human Intelligence Robotically Optimized (HIRO), cujo software foi programado para jogar Freeciv (um jogo de estratégia open source, do género SIMCity) e tornar o processo de aprendizagem mais agradável.

O HIRO já se encontra instalado em outras ferramentas, direcionadas para os sistemas de gestão de TI, de modo a recolher as informações e as perceções dos jogadores sobre os obstáculos e as potenciais soluções ou meios de resolução, assim como a melhor maneira de gerir uma empresa, através da Inteligência Artificial.

Ao jogar Freeciv o HiRO aprendeu a ganhar a oponentes computorizados. Para passar ao nível seguinte, o HIRO jogou nos meses de verão contra centenas de jovens, que foram recrutados para ensiná-lo e treiná-lo para a resolução de problemas, estando agora a jogar cada vez melhor contra adversários humanos.  Os programadores do HIRO anunciaram com grande destaque que aquela aplicação de Inteligência Artificial ganhou pela primeira vez a jogadores humanos, na segunda semana de dezembro de 2016.

Chris Boos, CEO e fundador da Arago, referiu que “a principal diferença entre uma máquina que aprende e uma máquina que raciocina é o que faz tudo acontecer. A Inteligência Artificial não é uma caixa preta é a possibilidade de identificar, qual das regras foi ativada em determinada circunstância. Não há acesso privilegiado, nem informação de background, só o que um jogador pode ver e fazer para todas as partes”.

No primeiro semestre de 2016, as 250 empresas startups de Inteligência Artificial foram financiadas com mais de mil seiscentos milhões de dólares (muitas usam a base de dados Crunchbase) onde se incluem a alemã Arago, para além de outras como: iCarbonX, Anki, CARMAT, CloudMinds, Zero Zero Robotics, Preferred Networks, Inc., CustomerMatrix, Ozlo, e Scaled Inference.